pergunta sobre Córtex

Ir em baixo

Cortex Cerebral

Mensagem  Camila em Dom Jun 27, 2010 10:17 pm

Professor na pergunta do guia de estudo: O que é cortex cerebral? eu preciso falar as areas primarias, secundarias e terciarias e falar detalhes delas?
estou confusa no que é pra respoder!

Camila

Ver perfil do usuário

Re: pergunta sobre Córtex

Mensagem  Prof. Roelf em Seg Jun 28, 2010 7:11 am

Oi Camila. A resposta está na página 248 e 249. Na realidade vc primeiro tem que saber o que é o córtex cerebral (uma fina camada de substância cinzenta (4 a 5 mm) recobrindo externamente o cérebro), depois dar alguns dos detalhes descritos nessas páginas (existência de camadas corticais compostas por diferentes tipos de neurônios, existência de áreas corticais com funções mais relacionadas ao processamento de determinada informação sensorial (áreas primárias) e outras de processamento mais complexo (ver o texto com letra pequena na página 249).

Prof. Roelf

Ver perfil do usuário

Mensagem  Prof. Roelf em Seg Jun 28, 2010 3:29 pm

só isso? ninguém mais? pobreza, hein! tá louco...
Ah! e é córtex

Prof. Roelf

Ver perfil do usuário

pergunta sobre Córtex

Mensagem  Laís Leal em Ter Jun 29, 2010 11:21 am

Professor eu formulei minha resposta da pergunta sobre o Córtex, gostaria que o senhor desse uma olhada para me auxiliar na resposta correta.
"A superfície dos hemisférios é composta por uma camada de aproximadamente 2 a 4 mm de substância cinzenta denominada córtex cerebral. O córtex não é uma estrutura homogênea e é possível distinguir camadas celulares diferenciadas, no qual cada camada predomina um tipo de neurônio. O córtex possui divisões funcionais, áreas primárias que dedica-se ao processamento de inicial da informação provinda exclusivamente de uma via sensorial (visual, auditiva, olfatória etc.). Nas áreas secundárias processam fundamentalmente estímulos visuais, porém possuem uma percentagem considerável de neurônios que respondem a outros tipos de estímulos, como auditivos, gustativos, somestésicos etc. Nas áreas terciárias a complexidade é maior e permite processar as informações recebidas e transforma-las em experiências cognitivas complexas. Ainda não se sabe o suficiente sobre as funções cognitivas superiores."

Laís Leal

Ver perfil do usuário

Mensagem  Prof. Roelf em Ter Jun 29, 2010 11:45 am

é isso. mas cuidado que nas áreas secundárias o processamento tb está relacionado com modalidades sensoriais específicas (embora existam neurônios que respondam a modalidades diferentes). Por exemplo, temos uma área visual secundária (ao redor da primária), área auditiva secundária, e por aí vai. Nas áreas secundários as informções são processadas de forma mais complexa. Por exemplo, na área visual primária (V1) uma face é um conjunto de linhas horizontais, verticais e oblíquas. Já a conformação de algo parecido a um rostro vai se formando na medida que a informação é processada em áreas visuais secundárias e terciárias. Já quando essa informação chega às áreas associativas de processamente mais complexo, como pré-frontal, esse rostro vai acompanhado de informações que vêm da memória e de áreas que processam informação relacionada com a emoção, etc. Na página 266-267-268, este processamento é explicado em relação ao nervo trigêmeo. Vale a pena dar uma olhada.

Prof. Roelf

Ver perfil do usuário

Mensagem  Marina Módolo em Ter Jul 05, 2011 4:34 pm

Olá professor!
Li, reli, procurei em outro livro e sites, mas estou com uma vaga ideia das áreas primárias, segundárias e terciárias do cortex cerebral. O senhor poderia me explicar um pouco sobre elas?

Marina Módolo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Admin em Ter Jul 05, 2011 4:50 pm

olha a resposta acima. Depois as páginas 248, 249. Depois me diz especificamente que vc não entendeu

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://forumdaanato.forumeiros.eu

Mensagem  Marina Módolo em Ter Jul 05, 2011 6:19 pm

Na área visual primária há apenas a elaboração de impressões visuais, sendo uma característica simples da informação. Nela não há associação com experiências passadas para o reconhecimento e identificação? Isso ocorre na área secundária e mais intensamente na área terciária?

Marina Módolo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Admin em Ter Jul 05, 2011 7:28 pm

Por aí Marina. Pensa numa banana. Quando vc a vê, a imagem chega ao córtex visual primário (V1), mas aí a banana não passa de uma linhas. Próximo às áreas primárias têm as visuais secundárias. Estas trabalham aspectos adicionais dessa informação, como forma, cor, textura, posição, movimento, etc. Só quando chega às áreas terciárias toda essa informação visual se junta à memória que temos sobre essa fruta, a memória do seu sabor, cheiro, ... Só ai a banana passa a ser o conceito total que temos sobre ela.

Admin
Admin

Criatividade

Mensagem  Anderson Teruo Okimoto em Qui Jul 14, 2011 5:36 am

Professor, eu grosseiramente entendi como se processa a formacao de uma imagem no cortex, mas como se ocorre o pensamento criativo?

Anderson Teruo Okimoto

Ver perfil do usuário

Mensagem  Admin em Dom Jul 17, 2011 5:34 pm

Oi Anderson, aí vc entra no mundo da consciência, o "hard problem". Ainda ha um longo caminho antes de entender como sensação se transforma em percepção. Te recomendo O Mistério da Consciência, de Antônio Damásio.
Abç

Admin
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: